Primeiro Encontro - Oficina Introdutória
0 comentários Postado por Everaldo Fernandes Barbosa às segunda-feira, maio 04, 2009Of. Introdutoria
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O primeiro encontro foi realizado dia 25/04/2009 na cidade de Nova Olímpia com duração de oito horas. Formamos três grupos de estudos em Tangará da Serra e outro em Nova Olímpia, totalizando 44 professores. As discussões feitas em um grupo é repetida nos demais grupos durante a semana de encontro (ver datas dos encontros).
O objetivo desse encontro foi a apresentação do material, metodologia de trabalho, carga horária do curso, avaliações, estrutura e caracterização do programa, bem como, a modalidade em que se enquadra o programa. Apresentamos as ações integrantes do programa gestar, enfatizando a nova metodologia de ensino defendida pelo Gestar que é usar a matemática para solucionar problemas que surgem no convívio socio-cultural dos estudantes.
Apresentamos o material utilizado e a sua estrutura. Como são definidos as partes integrantes dos TPs (Teoria e Prática) e dos AAAs (Atividades de Apoio à aprendizagem), mostramos as diferenças entre a versão do professor e do aluno.
Discriminamos as etapas de trabalho: Oficinas Coletivas, Plantão Pedagógico e Acompanhamento pedagógico.
Discutimos sobre o novo currículo proposto (currículo em rede) e apresentamos as concepções do Gestar II em matemática que é tornar os professores competentes e autônomos para desencadear e conduzir um processo de ensino contextualizado, desenvolvendo as suas capacidades para o uso do conhecimento matemático, bem como para o planejamento e a avaliação de situações didáticas que articulem atividades apoiadas em pressupostos da Educação Matemática.
Comentamos sobre as especificidades do programa é o que podemos observar de diferente com relação a outros programas de formação continuada.
Discutimos a organização da proposta pedagógica: Conhecimento Matemático, Conhecimentos de Educação Matemática e Transposição Didática. Apresentamos a organização dos cadernos de Teoria e Prática (partes, unidades e seções).
Falamos sobre o projeto que os professores cursistas terão que desenvolver; de sua estrutura (esqueleto) e pedimos para que cada um já começasse a pensar sobre um tema que no decorrer do curso iríamos fazer sua construção. Sugerimos, também, a carga horária necessária para o desenvolvimentos dos estudos individuais.
As transformações apresentadas pelo programa, a princípio, trouxeram muitos descontentamentos aos professores cursistas por apresentarem, segundo eles, uma gama de trabalho muito grande e também a falta de tempo para os estudos, tendo em vista que a maioria dos profissionais trabalha com carga horária estendida, isto é, grande parte possui dois vinculo empregatício, estado e município, totalizando 60hs semanais.
Enfim, o primeiro encontro foi dedicado ao estudo dos principais tópicos do Guia Geral e ao entendimento das funcionalidades do programa. Muitos professores entenderam que a proposta do programa é muito boa, mais que o fator tempo para estudos e preparação, poderia prejudicar a sua implantação.
Terminamos então esse encontro dizendo que teríamos uma semana para conhecemos o material e nos familiarizarmos com a proposta. Sugerimos que lessem as unidades 1 e 2do TP1, e também o guia geral. As dúvidas deveriam ser apresentadas no próximo encontro.
O objetivo desse encontro foi a apresentação do material, metodologia de trabalho, carga horária do curso, avaliações, estrutura e caracterização do programa, bem como, a modalidade em que se enquadra o programa. Apresentamos as ações integrantes do programa gestar, enfatizando a nova metodologia de ensino defendida pelo Gestar que é usar a matemática para solucionar problemas que surgem no convívio socio-cultural dos estudantes.
Apresentamos o material utilizado e a sua estrutura. Como são definidos as partes integrantes dos TPs (Teoria e Prática) e dos AAAs (Atividades de Apoio à aprendizagem), mostramos as diferenças entre a versão do professor e do aluno.
Discriminamos as etapas de trabalho: Oficinas Coletivas, Plantão Pedagógico e Acompanhamento pedagógico.
Discutimos sobre o novo currículo proposto (currículo em rede) e apresentamos as concepções do Gestar II em matemática que é tornar os professores competentes e autônomos para desencadear e conduzir um processo de ensino contextualizado, desenvolvendo as suas capacidades para o uso do conhecimento matemático, bem como para o planejamento e a avaliação de situações didáticas que articulem atividades apoiadas em pressupostos da Educação Matemática.
Comentamos sobre as especificidades do programa é o que podemos observar de diferente com relação a outros programas de formação continuada.
Discutimos a organização da proposta pedagógica: Conhecimento Matemático, Conhecimentos de Educação Matemática e Transposição Didática. Apresentamos a organização dos cadernos de Teoria e Prática (partes, unidades e seções).
Falamos sobre o projeto que os professores cursistas terão que desenvolver; de sua estrutura (esqueleto) e pedimos para que cada um já começasse a pensar sobre um tema que no decorrer do curso iríamos fazer sua construção. Sugerimos, também, a carga horária necessária para o desenvolvimentos dos estudos individuais.
As transformações apresentadas pelo programa, a princípio, trouxeram muitos descontentamentos aos professores cursistas por apresentarem, segundo eles, uma gama de trabalho muito grande e também a falta de tempo para os estudos, tendo em vista que a maioria dos profissionais trabalha com carga horária estendida, isto é, grande parte possui dois vinculo empregatício, estado e município, totalizando 60hs semanais.
Enfim, o primeiro encontro foi dedicado ao estudo dos principais tópicos do Guia Geral e ao entendimento das funcionalidades do programa. Muitos professores entenderam que a proposta do programa é muito boa, mais que o fator tempo para estudos e preparação, poderia prejudicar a sua implantação.
Terminamos então esse encontro dizendo que teríamos uma semana para conhecemos o material e nos familiarizarmos com a proposta. Sugerimos que lessem as unidades 1 e 2do TP1, e também o guia geral. As dúvidas deveriam ser apresentadas no próximo encontro.