Quarto Encontro - Seção coletiva 2: Imposto de Renda
0 comentários Postado por Everaldo Fernandes Barbosa às quarta-feira, junho 10, 2009Fizemos uma simulação do cálculo do imposto de renda com um salário de referencia de R$ 3.000,00 (Três mil reais). Os cálculos foram feitos utilizando-se a tabela de dedução de imposto atualizado com cinco faixa salarial. Exemplificamos vários recebimentos e fizemos a análise de qual valor salarial seria mais vantajoso recebermos e, chegamos a conclusão que, por pequeno que seja o valor numa próxima faixa salarial, sempre compensa, ou seja, quanto mais ganhamos melhor.
Colocamos em prática o recorte com os fractais que gerou um momento de descontração. A próxima unidade é sobre espotes no TP2.
Colocamos em prática o recorte com os fractais que gerou um momento de descontração. A próxima unidade é sobre espotes no TP2.
PROPOSTA EDUCACIONAL – ESTADO DE MATO GROSSO
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Postado por
Everaldo Fernandes Barbosa
às
quarta-feira, junho 10, 2009
A política educacional do Estado de Mato Grosso aderiu à organização do Ensino Fundamental, em níveis de Formação Humana, os chamados de ciclos. Os Ciclos são organizados em três anos ininterruptos com 200 dias letivos e carga horária mínima de 800 horas anuais, garantindo, assim, ao final do ciclo um total de 600 dias letivos e 2.400 horas, cada um. Nesse sentido, a carga horária semanal nos Ciclos é de 20 horas, distribuídas conforme o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar.
Os Ciclos de Formação, considera as diferentes etapas de desenvolvimento do ser humano. Deste modo temos:
I Ciclo (Infância)
1º ano: idade entre 6-7anos
2º ano: idade entre 7-8 anos
3º ano: idade entre 8- 9 anos
II Ciclo (Pré-Adolescência)
1º ano: idade entre 9-10 anos
2º ano: idade entre 10-11 anos
3º ano: idade entre 11-12 anos
III Ciclo (Adolescência
1º ano: idade entre 12-13 anos
2º ano: idade entre 13-14 anos
3º ano: idade entre 14- 15 anos
As Áreas de conhecimento, na Organização por Ciclos de Formação Humana, são trabalhadas na dimensão globalizada partindo de situações reais e concretas que constituem totalidades interdisciplinares.
Os temas Contemporâneos como: drogas, saúde, sexualidade, trânsito, consumo, ética, Educação Ambiental, Orientação para o trabalho e Relações Étnico-Raciais, etc. devem ser implementados em todas as modalidades de ensino, nas Áreas de Conhecimento que compõem o currículo.
Os recursos tecnológicos (calculadoras, computadores, softwares educacionais, cartões magnéticos, filmadoras, máquinas fotográficas, etc.), representam novas formas de comunicação e conhecimento e se constituem ferramentas a serem utilizadas em todos os componentes da Base Curricular.
A matriz curricular nos ciclos devem transcender a rigidez da antiga “grade curricular”, que na sua essência não passava de uma listagem de conteúdos hierarquizados sob forma de disciplinas, onde elitizava algumas em detrimento de outras.
A atual concepção de organização do currículo possibilita a prática interdisciplinar e contextualizada dos conhecimentos na área, e entre as áreas, permite também ao professor trabalhar os conteúdos de forma flexível, com autonomia e criatividade, sem ter que obedecer a linearidade dos conteúdos imposta pela antiga “grade”, onde determinados conteúdos só podiam ser trabalhados na série propostas, ou seja, os conteúdos de uma série não podiam ser trabalhados em outra série .
O Currículo é trabalhado por Área de Conhecimento, de forma interdisciplinar, através de: projeto integrado, tema gerador ou outra forma definida pelo coletivo de professores da unidade escolar, possibilitando, assim, que os alunos participem de forma mais ativa no processo de aprendizagem construindo o conhecimento.
A avaliação é diagnóstica, investigativa e reflexiva, objetivando mediar e orientar o processo de aprendizagem, de modo que o aluno apreenda e/ou supere dificuldades, garantindo-lhe a continuidade nos estudos.
Os Ciclos de Formação, considera as diferentes etapas de desenvolvimento do ser humano. Deste modo temos:
I Ciclo (Infância)
1º ano: idade entre 6-7anos
2º ano: idade entre 7-8 anos
3º ano: idade entre 8- 9 anos
II Ciclo (Pré-Adolescência)
1º ano: idade entre 9-10 anos
2º ano: idade entre 10-11 anos
3º ano: idade entre 11-12 anos
III Ciclo (Adolescência
1º ano: idade entre 12-13 anos
2º ano: idade entre 13-14 anos
3º ano: idade entre 14- 15 anos
As Áreas de conhecimento, na Organização por Ciclos de Formação Humana, são trabalhadas na dimensão globalizada partindo de situações reais e concretas que constituem totalidades interdisciplinares.
Os temas Contemporâneos como: drogas, saúde, sexualidade, trânsito, consumo, ética, Educação Ambiental, Orientação para o trabalho e Relações Étnico-Raciais, etc. devem ser implementados em todas as modalidades de ensino, nas Áreas de Conhecimento que compõem o currículo.
Os recursos tecnológicos (calculadoras, computadores, softwares educacionais, cartões magnéticos, filmadoras, máquinas fotográficas, etc.), representam novas formas de comunicação e conhecimento e se constituem ferramentas a serem utilizadas em todos os componentes da Base Curricular.
A matriz curricular nos ciclos devem transcender a rigidez da antiga “grade curricular”, que na sua essência não passava de uma listagem de conteúdos hierarquizados sob forma de disciplinas, onde elitizava algumas em detrimento de outras.
A atual concepção de organização do currículo possibilita a prática interdisciplinar e contextualizada dos conhecimentos na área, e entre as áreas, permite também ao professor trabalhar os conteúdos de forma flexível, com autonomia e criatividade, sem ter que obedecer a linearidade dos conteúdos imposta pela antiga “grade”, onde determinados conteúdos só podiam ser trabalhados na série propostas, ou seja, os conteúdos de uma série não podiam ser trabalhados em outra série .
O Currículo é trabalhado por Área de Conhecimento, de forma interdisciplinar, através de: projeto integrado, tema gerador ou outra forma definida pelo coletivo de professores da unidade escolar, possibilitando, assim, que os alunos participem de forma mais ativa no processo de aprendizagem construindo o conhecimento.
A avaliação é diagnóstica, investigativa e reflexiva, objetivando mediar e orientar o processo de aprendizagem, de modo que o aluno apreenda e/ou supere dificuldades, garantindo-lhe a continuidade nos estudos.