Apresentação

Somos do Grupo de Estudo do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II - dos municípios de Nova Olímpia e Tangará da Serra. Este portal tem o objetivo de interagir com todos os profissionais da área de matemática e áreas afins, principalmente, com nossos colegas participantes do programa de formação. Vamos utilizar esse blog para divulgarmos nossos trabalhos, trocar idéias e experiências, implementar e discutir propostas e atividades.
Por favor não me digam que não podem. Porque você pode. É só se levantarem e dizerem: Eu quero! Eu posso! Eu vou adiante!
Tony Melendez.
Um grande abraço a todos!!!!!!!!
Professor Everaldo Fernandes Barbosa.

Começamos por analisar o gráfico da parte A da sessão coletiva 4: "Explorando os conceitos desenvolvidos pela situação-problema da unidade". A análise trouxe contribuições significativas, alertando a todos que devemos ter cuidado na interpretação dos gráficos. Para isso, fazer uma análise cuidadosa dos dados fornecidos pelo gráfico é de suma importância para se evitar o erro. Houve, a princípio, interpretação errônea por grande parte dos cursistas devido a análise precipitada dos dados. Depois de olharmos para o gráfico com mais cuidado, enxergamos a interpretação correta e, conseqüentemente a resposta correta para as perguntas feitas pelo autor. Fizemos os gráficos das vitimas de acidentes de transito e da população brasileira lado a lado em um mesmo sistema de eixos. Os gráficos foram feitos pela turma da segunda feira no próprio tp, em Nova Olímpia preferimos fazê-lo utilizando-se do software execel. O pessoal da quinta feira ainda terá a oportunidade de realizar essa atividade.

Depois de prontos os gráficos, fizemos os cálculos do percentual de brasileiros e do percentual de vítimas de acidentes de trânsito por faixa etária e voltamos a analisar o questionamento dado na primeira questão.

Terminando a discussão sobre os gráficos, começamos a atividade com as moedas. Formamos grupos de 3 a 4 pessoas e começamos a lançar as moedas de acordo com as atividades proposta na sessão coletiva (pág. 241 tp2). A discussão sobre essa atividade foi interessante porque alguns professores não estavam convencidos que jogando uma moeda repetida vezes a porcentagem de caras e coroas aparecerem seria de 50%. Essa discussão foi adiada para o próximo encontro depois de aplicação em sala.

Visitas

Pessoas on-line