Apresentação

Somos do Grupo de Estudo do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II - dos municípios de Nova Olímpia e Tangará da Serra. Este portal tem o objetivo de interagir com todos os profissionais da área de matemática e áreas afins, principalmente, com nossos colegas participantes do programa de formação. Vamos utilizar esse blog para divulgarmos nossos trabalhos, trocar idéias e experiências, implementar e discutir propostas e atividades.
Por favor não me digam que não podem. Porque você pode. É só se levantarem e dizerem: Eu quero! Eu posso! Eu vou adiante!
Tony Melendez.
Um grande abraço a todos!!!!!!!!
Professor Everaldo Fernandes Barbosa.

Essa é o primeiro ano que participo do curso Gestar-Matemática II, e acredito plenamente que cursos de aperfeiçoamento para os profissionais da educação como esse, é o começo para contribuir positivamente nas mudanças que o setor educacional vem sofrendo há algum tempo. Sei que o caminho é longo, e cursos como gestar II, são ofertados a passos lentos pelos gestores governamentais, mas a nossa sorte de licenciados em matemática já foi lançada, o gestar está ai, e temos mesmo é que aproveitar essas oportunidades para oferecer uma educação de qualidade e significativa a nossos alunos, que serão também o futuro de nosso país.
Enfim, o curso gestar-matemática deste ano de 2009, foi muito bom e acrescentou bastante em minhas praticas pedagógicas. Não dá para fazer comparações com a primeira etapa o gestar, ano de 2008, porém há como elencar inúmeros pontos positivos nos encontros deste anos, tais como:
· A contribuição para o desenvolvimento da praticas pedagógica do professores de matemática;
· A construção de materiais pedagógicos;
· A aplicação de atividades e desses materiais pedagógicos em sala de aula;
· As trocas de experiências entre professores dos ciclos, que foi fundamental, pois ajudou em nosso desenvolvimento profissional.
· O recebimento gratuito de materiais tão ricos em informações, que utilizamos durante todo curso para consulta e aplicação das atividades;
· A participação de todo um grupo escolar no desenvolvimento dessas atividades, pois sozinhos, faz com que essa batalha seja um tanto árdua.
· A construção de um pré-projeto que nos dá a idéia que a continuação deste curso será melhor ainda.
· Entre outros trabalhos que foram desenvolvidos positivamente para nossa formação profissional.
Porém, como nem tudo é perfeito, no gestar matemática de 2009, também têm alguns pontos negativos que são relevante e merecem atenção para melhorar ainda mais o próximo ano, são eles:
· O curto tempo trabalhado em algumas atividades específicas de aplicação; Em conseqüência desse tempo curto, as atividades também têm que ser aplicadas com período determinado, para assim não interferir em outras;
· As sugestões das atividades para aplicação de alguns TPs são poucas, isso se analisar atividades por temas trabalhados;
· Outro item que sobre carrega muito os professores é a necessidade de subdividir-se para dar conta de tantas responsabilidades escolares, inclusive de algumas que não contribuem tanto em nossa área de conhecimento, como é o caso da formação continuada, que é algo quase obrigatório a nós professores, porém da forma que vem sendo trabalhada, está contribuindo somente em troca de experiências e informações, e não nas nossas práticas pedagógicas diárias.
Contudo, o papel desenvolvido neste ano de 2009 pelo gestar matemática II têm sido relevante para nossas aprendizagens educacionais e refletiu-se nas aprendizagens de nossos alunos, pois somos mediadores do conhecimento transmitido aos nossos alunos.

Considero muito positiva a iniciativa de se ter um curso voltado realmente para atender as expectativas do professor de matemática. Esta é uma reinvindicação antiga. Acabávamos fazendo qualquer curso por não ter opção. Sabemos que matemática é uma disciplina extremamente importante e que os alunos apresentam muitas dificuldades, resultando em alto índice de reprovação. É preciso repensar o ensino da matemática, principalmente em relação aos conteúdos trabalhados. O Gestar é um suporte muito importante para nós professores de matemática. Nos oferece sugestões diferenciadas de se trabalhara. Atividades mais praticas e significativas que resultam em melhor desempenho e satisfação dos alunos. Outro ponto relevante é o encontro entre profissionais da área, e a troca de experiências que acontece.

O Programa Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestar Matemática para mim trouxe outra visão de como a matemática pode ser trabalhada nos diferentes conteúdos de forma integrada e dinâmica. Embora para este ano o desenvolvimento das atividades em sala de aula tenha sido um pouco tumultuada pelo desconhecimento do material que nos foi cedido e não termos feito um planejamento em cima do mesmo no inicio do ano letivo. Contudo as aplicações das atividades foram desenvolvidas, algumas em sua maioria com bastante sucesso e participação dos alunos, podendo perceber que a proposta de se trabalhar conceitos contextualizados estimula o aluno na sua curiosidade pela aprendizagem e que a união de teoria e prática é peça fundamental para o melhor desenvolvimento do aluno crítico e participativo.

Visitas

Pessoas on-line