Professora Rosângela Strieder: Avaliação do Programa GESTAR II
0 comentários Postado por Everaldo Fernandes Barbosa às terça-feira, novembro 24, 2009Professora Karini Volkmer: Avaliação do Programa GESTAR II
0 comentários Postado por Everaldo Fernandes Barbosa às terça-feira, novembro 24, 2009No início do curso foi distribuído o material contendo 18 volumes a ser utilizado por nós professores e para os alunos, com muita qualidade. Durante o curso foram realizadas diversas atividades, que propiciaram a utilização de metodologias diferenciadas, houve maior participação e interesse dos alunos na execução das atividades propostas, conseqüentemente, mais qualidade no processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática.
Porém em alguns encontros faltou mais objetividade nas realizações das atividades e melhor direcionamento e clareza nas atividades voltadas aos alunos. O material sugeria apenas uma atividade por TP, e dependendo da turma/série não era possível sua aplicação, necessitando ser adaptada ou trocada por outras.
Enfim, o curso foi muito proveitoso e acrescentou bastante em minhas práticas pedagógicas, pois possibilitou a aplicação de diversas metodologias e mais qualidade no processo ensino-aprendizagem em matemática.
Professora Maria Ângela: Avaliação do Programa GESTAR II
0 comentários Postado por Everaldo Fernandes Barbosa às terça-feira, novembro 24, 2009O programa é maravilhoso sendo bem amplo e detalhado de certa forma muito bem elaborado com atividades dinâmicas e prontas para serem trabalhadas, deixando-nos bem à vontade para a realização das mesmas.
Durante a realização dos encontros tivemos momentos de estudos, lazer, compreensão e outras atividades necessárias.
Cito como algo negativo o pequeno prazo que tivemos para poder trabalhar um material rico em informações e estratégias, o mesmo deve ser retomado no ano seguinte desde o inicio do ano para que já entre no planejamento anual dos conteúdos a serem ministrado com interdisciplinaridade na escola para podermos estar analisando as habilidades e competências de nossos educando.
Quanto a minha conduta sempre procurei manter a assiduidade e a pontualidade nos encontros e nos relatórios tendo em vista alguns contratempos que eventualmente acontecem durante o processo, me empenhei muito nas aplicações das atividades, pois vejo que todos os recursos novos que temos em nossas mãos são muito atrativos também para nossos alunos e podemos ver de várias formas e assuntos como a matemática esta inserida no nosso cotidiano podendo transformar totalmente um assunto sem muitos detalhes em ótimas situações problemas a serem resolvidas.
Professor Elvis Zavitoski: Avaliação do Programa GESTAR II
0 comentários Postado por Everaldo Fernandes Barbosa às terça-feira, novembro 24, 20091- Trabalhar com uma atividade em diferentes séries e fases do ensino fundamental
2- Articular graus de dificuldades para cada turma em ordem crescente.
3- Trabalhar sempre com atividades práticas e relacionadas com o nosso cotidiano
4- Adequar a matemática mais conveniente a cada problemaDebates sobre as atividades propostas nos nossos encontros.
Professora Marinalda: Avaliação do Programa GESTAR II
0 comentários Postado por Everaldo Fernandes Barbosa às terça-feira, novembro 24, 2009O curso Gestar proporcionou-me um novo olhar para o ensino da matemática, por trabalhar os conteúdos enfatizando o dia-a-dia, situações problemas reais, é isso que sempre se busca ,além de trabalhar com conceitos matemáticos possibilita discussões o que contribui para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes.O maior problema é com relação aos encontros terem acontecidos aos sábados. Isso porque, depois de uma semana inteira de trabalho, se tornava muito cansativo e desgastante a doação deste dia para a realização das discussões, apesar dos encontros constarem, de certa forma, atividades interessantes. Quanto ao professor avalio como ótimo seu trabalho, pois estava sempre disposto, atento, e procurou em todos os encontros a melhor forma de trabalho. Não foi possível o desenvolvimento de todas as atividades propostas devido o intervalo entre uma atividade e outra, mas sempre uso o material como apoio e as atividades que trabalhei deram resultado positivo.
Professor Everaldo (N.O): Avaliação do Programa Gestar II
0 comentários Postado por Everaldo Fernandes Barbosa às terça-feira, novembro 24, 2009É um programa que me estimulou para a prática da contextualização, e que tivemos respaldo durante as aplicações das atividades.
Uma formação semipresencial e fundamentada em teoria e alguns educadores da educação à distância, que oferece estratégia de estudo individual, visando e fortalecendo a autonomia do estudante. Apoiando nos cadernos teórico e prático para o estudo autônomo e independente, incluindo os encontros presenciais para a realização de atividades como:
· Troca de experiências e reflexão individual e em grupos.
· Esclarecimentos de dúvidas e questionamentos.
· Análise crítica da prática em sala de aula e de atividades dos alunos.
Durante este programa nós professores podemos trabalhar de maneira interdisciplinar, com professores de outras disciplinas podendo oferecer texto e problemas para os de matemática.
Dessa forma, o gestar II introduz a sua forma de ver o processo de ensino aprendizagem de matemática, a sua concepção de educação e a sua visão da escola e comunidade.
Enfim, é um programa que embora os encontros sejam no fim de semana, mas trouxe muita riqueza na minha vida como profissional da educação.
Professor Clodoaldo: Avaliação do Programa GESTAR II
0 comentários Postado por Everaldo Fernandes Barbosa às terça-feira, novembro 24, 2009O grupo de estudo do projeto GESTAR de matemática trouxe algo inovador para a nossa pratica dentro da sala de aula, foi de extrema importância todos os encontros realizados. Aprendemos muito com os colegas de trabalho com a troca de experiências entre os professores, e isso veio acrescentar e somar conhecimentos para a melhoria de nossa pratica pedagógica e um ensino de qualidade, dando maior significado aos conteúdos abordados.
Os cadernos de Teoria e Prática trouxeram novos contextos, situações problemas, conceitos, conteúdos matemáticos por meio da transposição didática, a qual diferencia dos livros didáticos que muitas vezes se prende a exercícios de fixação e repetição.
Percebemos hoje que é necessária uma mudança radical nos hábitos educacionais, é preciso dar maior significado naquilo que se quer ensinar aos nossos alunos, criar estratégias e metodologias para motivar nossos educandos, pois a rotina da sala de aula esta sufocando e desestimulando o gosto e a vontade de aprender, em que a tecnologia, os meios de comunicações, a internet, entre outras, esta “destruindo” a vontade e o interesse dos alunos pelos estudos.
Entretanto, o projeto Gestar resgatou uma nova expectativa para oferecermos um ensino significativo para nossos alunos, abordando situações problemas do nosso cotidiano, como: alimentação, esportes, impostos, enfim, algo que o aluno perceba a relação com nosso dia a dia e também a importância de estudar e aprender determinado conteúdo para que possa dar suporte na sua vida social.
Nossos encontros foram de fundamental importância, devemos dar continuidade ao trabalho no próximo ano, buscar melhorias, ver o que foi bom durante esse ano e o que pode ser melhorado para que possamos buscar alternativas para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem de nossas escolas.