Sexto Encontro - Mapa Conceitual - Sessão Coletiva 3
0 comentários Postado por Everaldo Fernandes Barbosa às sexta-feira, julho 10, 2009 Encontro realizado dia 02/07/2009 com o grupo de professores da quinta feira, dia 04/07/2009 com os professores de Nova Olímpia e dia 06/07/2009 com o grupo de professores da segunda feira.
Encontro realizado dia 02/07/2009 com o grupo de professores da quinta feira, dia 04/07/2009 com os professores de Nova Olímpia e dia 06/07/2009 com o grupo de professores da segunda feira.
Neste encontro não foi possível trabalhar com todas as atividades propostas pela sessão coletiva 3 devido ao tempo que cada atividade demanda e a necessidade de enfocarmos os mapas conceituais. Iniciamos a construção do mapa com o tema esportes que é o assunto tratado nas duas primeiras unidades do tp2. Vejo que, essa atividade foi um passo para que possamos criar as habilidades necessárias para o desenvolvimento do currículo em rede. Nestes dias, apresentamos o programa Cmaptools, ferramenta que auxilia na construção dos mapas que pode ser encontrado no endereço eletrônico: www.Baixaki.com.br
Os professores ficaram incumbidos de dar seqüência ao mapa iniciado. No próximo encontro, aqueles grupos que não começaram a fazer-lo terão a oportunidade de começar. O grupo de Nova Olímpia (como já começaram a fazer os cartazes) vai apresentar e discutir o mapa conceitual construído.
O interesse desse trabalho é viabilizar habilidades para que possamos identificar conceitos matemáticos dentro de um tema gerador, ou seja, em uma situação contextualizada e fazer ligações entre eles. No próximo encontro, cujo calendário ainda vai ser postado, além de discutirmos sobre os mapas conceituais, vamos trabalhar as atividades do TP2 unidade 7: A previdência social e a mensuração de riscos. Os professores deverão aplicar, em pelo menos uma turma, a atividade 17, página 198, unidade 8 do TP2.
Portanto, ficou faltando à aplicação da atividade que diz respeito ao cálculo da área corporal. Em apenas uma turma (quinta a noite) fizemos a atividade 7 da sessão coletiva sobre o gosto pessoal. No mais, ficamos devendo aos professores uma maior discussão sobre proporcionalidade e construção de gráficos, inclusive usando o software winplot, que ficará para uma nova oportunidade.
Encontro realizado dia 02/07/2009 com o grupo de professores da quinta feira, dia 04/07/2009 com os professores de Nova Olímpia e dia 06/07/2009 com o grupo de professores da segunda feira.
Neste encontro não foi possível trabalhar com todas as atividades propostas pela sessão coletiva 3 devido ao tempo que cada atividade demanda e a necessidade de enfocarmos os mapas conceituais. Iniciamos a construção do mapa com o tema esportes que é o assunto tratado nas duas primeiras unidades do tp2. Vejo que, essa atividade foi um passo para que possamos criar as habilidades necessárias para o desenvolvimento do currículo em rede. Nestes dias, apresentamos o programa Cmaptools, ferramenta que auxilia na construção dos mapas que pode ser encontrado no endereço eletrônico: www.Baixaki.com.br
Os professores ficaram incumbidos de dar seqüência ao mapa iniciado. No próximo encontro, aqueles grupos que não começaram a fazer-lo terão a oportunidade de começar. O grupo de Nova Olímpia (como já começaram a fazer os cartazes) vai apresentar e discutir o mapa conceitual construído.
O interesse desse trabalho é viabilizar habilidades para que possamos identificar conceitos matemáticos dentro de um tema gerador, ou seja, em uma situação contextualizada e fazer ligações entre eles. No próximo encontro, cujo calendário ainda vai ser postado, além de discutirmos sobre os mapas conceituais, vamos trabalhar as atividades do TP2 unidade 7: A previdência social e a mensuração de riscos. Os professores deverão aplicar, em pelo menos uma turma, a atividade 17, página 198, unidade 8 do TP2.
Portanto, ficou faltando à aplicação da atividade que diz respeito ao cálculo da área corporal. Em apenas uma turma (quinta a noite) fizemos a atividade 7 da sessão coletiva sobre o gosto pessoal. No mais, ficamos devendo aos professores uma maior discussão sobre proporcionalidade e construção de gráficos, inclusive usando o software winplot, que ficará para uma nova oportunidade.