Pontos essenciais na concepção de currículo em rede
Postado por Everaldo Fernandes Barbosa às terça-feira, junho 23, 2009 Buscamos no GESTAR uma concepção de aprendizagem da matemática e de seu ensino que leve em conta a integração entre os vários elementos internos da matemática (seus objetos, suas representações e teoremas) assim como da matemática com outras áreas do
conhecimento humano. Essa concepção está fundada na idéia de currículo em rede, caracterizado por:
• Cada conteúdo, ou nó da rede, articula-se com os demais, via uma sucessão de cruzamentos e amarrações.
• Cada nó, ou seja, cada conteúdo, é para o educador uma porta de entrada que dá possibilidades de acesso a outros a este conectado.
• Para atingir um nó, que representa um conteúdo a ser trabalhado, muitos são os caminhos possíveis. O caminho mais curto nem sempre é o melhor para a aprendizagem.
• Ao “puxar” um ponto, ou seja, ao agir sobre um conteúdo, os demais também mexem, sendo uns mais e outros menos, dependendo tanto da proximidade epistemeológica (articulação conceitual entre eles) quanto do tipo de conexão conceitual que existe entre eles.
• A forma como “pegamos” ou “dobramos” a rede pode fazer com que pontos que estariam inicialmente distantes, possam conceitualmente vir a se encontrarem próximos.
Essa concepção de currículo em rede no ensino da matemática ganha força e forma a partir sobretudo de novas maneiras de se considerar as possibilidades de organização curricular e de prática pedagógica propagadas no meio da educação matemática, e mais recentemente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Alguns dos elementos que contribuem para a construção do currículo em rede e ajudam na construção de um currículo mais dinâmico e menos fragmentário são:
• Temas transversais: são contextos mais amplos que a própria matemática, de interesse sociocultural da comunidade escolar nos quais a matemática pode ser inserida como instrumento de leitura e de transformação da realidade.
• Pedagogia de projetos: ações pedagógicas de previsão de transformação de uma realidade local onde a matemática pode formecer ferramentas para a ação reflexiva e
pragmática.
• Modelagem no ensino: tradução de uma dada realidade num modelo matemático. Implica na construção de uma outra realidade, essa abstrata, cujo modelo pode servir de manipulação pelo aluno. De certa forma, agir sobre o modelo deve significar agir sobre a realidade. O modelo se aproxima do ideal quanto mais os resultados produzidos no modelo abstrato implicarem resultados análogos na realidade.
Compreender um ensino que esteja voltado para a formação de um currículo em rede é um dos principais objetivos dos módulos do Gestar.
Analizando o texto que leu:
Aliás, é bem importante que você, professor, perceba que isso não se trata de apenas uma utopia. Muito pelo contrário, temos procurado mostrar que é possível aplicá-lo já no seu trabalho escolar.
conhecimento humano. Essa concepção está fundada na idéia de currículo em rede, caracterizado por:
• Cada conteúdo, ou nó da rede, articula-se com os demais, via uma sucessão de cruzamentos e amarrações.
• Cada nó, ou seja, cada conteúdo, é para o educador uma porta de entrada que dá possibilidades de acesso a outros a este conectado.
• Para atingir um nó, que representa um conteúdo a ser trabalhado, muitos são os caminhos possíveis. O caminho mais curto nem sempre é o melhor para a aprendizagem.
• Ao “puxar” um ponto, ou seja, ao agir sobre um conteúdo, os demais também mexem, sendo uns mais e outros menos, dependendo tanto da proximidade epistemeológica (articulação conceitual entre eles) quanto do tipo de conexão conceitual que existe entre eles.
• A forma como “pegamos” ou “dobramos” a rede pode fazer com que pontos que estariam inicialmente distantes, possam conceitualmente vir a se encontrarem próximos.
Essa concepção de currículo em rede no ensino da matemática ganha força e forma a partir sobretudo de novas maneiras de se considerar as possibilidades de organização curricular e de prática pedagógica propagadas no meio da educação matemática, e mais recentemente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Alguns dos elementos que contribuem para a construção do currículo em rede e ajudam na construção de um currículo mais dinâmico e menos fragmentário são:
• Temas transversais: são contextos mais amplos que a própria matemática, de interesse sociocultural da comunidade escolar nos quais a matemática pode ser inserida como instrumento de leitura e de transformação da realidade.
• Pedagogia de projetos: ações pedagógicas de previsão de transformação de uma realidade local onde a matemática pode formecer ferramentas para a ação reflexiva e
pragmática.
• Modelagem no ensino: tradução de uma dada realidade num modelo matemático. Implica na construção de uma outra realidade, essa abstrata, cujo modelo pode servir de manipulação pelo aluno. De certa forma, agir sobre o modelo deve significar agir sobre a realidade. O modelo se aproxima do ideal quanto mais os resultados produzidos no modelo abstrato implicarem resultados análogos na realidade.
Compreender um ensino que esteja voltado para a formação de um currículo em rede é um dos principais objetivos dos módulos do Gestar.
Analizando o texto que leu:
você acha que é possível haver um currículo em rede de verdade?
Aliás, é bem importante que você, professor, perceba que isso não se trata de apenas uma utopia. Muito pelo contrário, temos procurado mostrar que é possível aplicá-lo já no seu trabalho escolar.
TP1 - Texto de referência - Currículo de Matemática em Rede - pág. 142
2 de julho de 2009 às 12:16
Elvis acha que...
Temos no nosso PCN um currículo exemplar a ser seguido por todos os educadores do Brasil, é uma pena que as vezes nos deparamos com educadores desmotivados e com alunos ainda mais desmotivados, onde um mínimo obrigatório de cada conteúdo passa a ser mais do que suficiente. Eu acho que enquanto não conseguirmos empolgar os nossos alunos sobre um tema qualquer, e deste tema construirmos alguns desmembramentos, aí sim existirá aprendizado efetivo.
2 de julho de 2009 às 16:56
Os PCNs foram documentos elaborados para realizar uma mudança drática no processo ensino aprendizagem é sem duvida maravilhosa a forma de colocar os conteúdos todos relacionados com a realidade dos nossos alunos,porém esbarramos em uma sociedade conservadora ainda em muitos pontos e devido a certos comentários em casa os alunos de pendendo da atividade realizada acredita que o professor está enrolando a aula porque para ele so é aula aquelas infinitas atividades repetitivas e tradicionais alguns são mais espertos e conseguem relacionar tudo que se propõe esses sim vão longe o que são poucos...e quanto ao programa gestar em rede não é diferente a concepção pode ser a mesma de daqueles alunos que demoram para compreender o que ele quer de nós...
2 de julho de 2009 às 17:06
A idéia de um curriculo em rede é bastante atraente, mas o ensino está tão fragmentado no modo antigo que pouco se vê a possibilidade de mudança, porém acredito que alguém tem que começar. Penso, que para mudar o ensino é necessário mudar a maneira de ensinar, ela tem que ser atraente de modo que o aluno seja envolvido no tema e se sinta igualmente sensibilizado para ocorrer a aprendizagem.
2 de julho de 2009 às 17:16
Na matemática não tem como você trabalhar conteúdos isolados sem voltar em conteúdos já trabalhados nas séries anteriores ou mesmo em conteúdos vistos naquela série.Estamos sempre retomando para seguirmos adiante.A matemática necessita de uma sequencia e com isso aproximamos conhecimentos já adquiridos.
2 de julho de 2009 às 17:18 Este comentário foi removido pelo autor.
2 de julho de 2009 às 17:24
Esta concepção de currículo em rede vem de encontro com a proposta do CEFAPRO, abordado no curso Sala do Profesor, onde propõe que o currículo seja organizado em Eixos Temáticos. Esta pode ser uma forma de se trabalhar os conteúdos em rede, já que busca solucionar problemas da comunidade escolar. Nesta abordagem os alunos poderão se sentir mais atraídos e motivados a aprender, e nos professores em ensinar e aprender, uma vez que estamos a todo momento trocando conhecimentos.
2 de julho de 2009 às 17:47
A nova maneira de trabalhar a matemática como apresenta o P C. Os conteúdoss devem ser apresentados em rede isto é, conectados um ao outro.Os conteudos sendo apresentados através de situação que envolva outras disciplinas, fará que os alunos se motive e perceba a necessidade de aprender determinado conteúdos, novas formulas ,toremas para resolver as situações apresentadas.Mas os educadores tambem, tem que ser preparados para trabalhar dessa maneira para efetivar essas novas transformaão como ensinar matematica. Marcia Bonadio
4 de julho de 2009 às 05:44
Em primeiro lugar é necessario que os professores estudem e discutam tal metodologia.
Acredito que esta metodologia pode ser eficiente sim e vem de encontro com as novas propostas de educação. Esta tende a incentivar e motivar os alunos durante a aula, pois a necessidade de estudar novos conteudos para resolver um mesmo problema estimula e chama a atenção...
4 de julho de 2009 às 05:44
Este tipo de currículo é super interessante, porém é necessário uma transformação na atitude do professor, da escola e até mesmo do próprio sistema educacional.Mas é preciso que seja dado o início, para que assim todos assumam esta nova concepção de currículo e torne a educação algo atraente.
4 de julho de 2009 às 05:52
O forma de trabalhar os conteúdos em rede, leva a uma sequência que motiva os alunos e não fragmenta os conteudos, um leva ao outro demaneira coerente que desperta o interesse do aluno, são formas inovadoras é uma troca de experiência entre educadores em uma nova proposta pedagógica, como GESTAR estamos encontrando esse novo caminho.
4 de julho de 2009 às 05:58
A idéia de currículo em rede no ensino da matemática é sem dúvida uma alternativa possível que certamente pode mudar a forma de trabalho nesse ensino ,viabilizando a aprendizagem do aluno.
4 de julho de 2009 às 06:04
É interessante trabalhar conteúdo em rede, pois um conteúdo puxa o outro de forma que o aluno entenda. O eduacador por sua vez precisa se preparar mais nas aulaspara um eventual questionamento dos educandos.
4 de julho de 2009 às 06:07
A idéia de Educação Matemática em rede, onde cada “ conteúdo, ou nó da rede, articula-se com os demais, via uma sucessão de cruzamentos e amarrações”. é uma possibilidade de organização curricular interessante, pois desta forma não estaríamos trabalhando os conteúdos de forma isolada. Acredito que seja possível implantar essa concepção de ensino, também acredito que seja necessária alguma mudança que garanta uma melhor eficácia na aprendizagem, o Gestar II é um começo.
4 de julho de 2009 às 06:46
Essa idéia de ensino em rede é interessante, mas antes de tudo precisamos de uma preparação tanto para professores quanto para a escola, o com isso pode trazer benefício para nossas aulas e nossos alunos.
4 de julho de 2009 às 06:52
A proposta do currículo em rede esta caminhado é uma metodologia inovadora. há algumas dificuldades: como dedicação, tempo, falta de material e etc.., lembrando que os professores não são formados nesta metodologia, assim gerando dificuldade na aplicação, trabalhar com concepção de currículo em rede ou com um proposta curricular onde os professores tem que se reunir e discutir, não é fácil. Mas espero que um dia esta realidade mude.
6 de julho de 2009 às 10:50
Será interessante. Os conteúdos serão trabalhados de forma mais prática, num contexto mais real. Porém, acredito que não será tão fácil. Dependerá de planejamento em grupo e isto é um pouco complicado considerando o pouco tempo disponível que temos.
6 de julho de 2009 às 10:55
Pontos essenciais na concepção de curriculos em rede.
Eu considero a proposta do currículo em rede muito interessante, como ponto de partida para a melhoria do processo de produção do conhecimento.
Muitas escolas já adotam algo semelhante (Tema Gerador) e tem demonstrado resultados positivos,mas na minha opinião,carecem de algumas adaptações/ajustes para obterem melhores resultados. Começando pela reestruturação currícular,que já deveria ter acontecido a partir dos PCNs,que até hoje, a idéia ainda não foi totalmente assimilada no meio escolar por diversos motivos:
- Falta de preparos dos professores;
- Falta de cobrança da adesão à nova concepção metodológica;
- Falta de reformulação do currículo nacional;
- Falta de compromisso dos envolvidos (alunos, pais,professores, comunidade, etc.);
- Falta de uma política educacional mais consistente por parte do governo que a todo momento cria novos projetos, aplica quantias enormes de recursos e de uma hora para outra os abandonam ou caem no esquecimento sem
explicação alguma;
- Professores com carga horária excessiva, trabalhando em várias escolas, acabam não tendo compromisso/identidade com nenhuma delas.
6 de julho de 2009 às 11:24
A Aiéia de um currículo em rede tem por objetivo obter uma ligação entre os conteúdos trabalhados e a realidade
Essa idéia é muito importante, mas antes de mais nada temos que preparar professsores,alunos e comunidade escolar.
6 de julho de 2009 às 11:29 Este comentário foi removido pelo autor.
6 de julho de 2009 às 11:33
O ensino a partir do currículo em rede é certamente uma ótima proposta e tem tudo para revolucionar a aprendizagem do aluno; pois, vem de encontro com a evolução psicológica dos adolescentes de hoje, porém temos alunos dinâmicos e professores que só acreditam na metodologia tradicional, para se obter êxito nessa proposta é necessário que essas mudanças comecem por nós. Precisamos saber como se desenvolve um trabalho em grupo, como trabalhar com a trans e interdisciplinaridade, com a etno e a modelagem, e o gestar II é um bom começo para se entender e aprender esse trabalho.
6 de julho de 2009 às 11:39 Este comentário foi removido pelo autor.
6 de julho de 2009 às 11:42
A proposta é muito interessante, contudo por ser uma coisa nova, as vezes nos deparamos com a resistência de professores e até mesmo de alguns alunos. Esse tipo de trabalho exige bem mais do professor, já que ele tem que ter um leque maior de conhecimento específico, que ficou por anos guardado em gavetinhas separadas. Fora que mobiliza a escola inteira, isso as vezes impossibilita ou atrapalha o trabalho, devido a dificuldade de horário para os professores se encontrarem para discutir sobre a realização do mesmo.
6 de julho de 2009 às 11:48
A construção de um currículo em rede é uma idéia inovadora que nos traz mais disposição para trabalhar com os educandos de forma diferenciada ao qual vem acrescentar para o aprendizado de ensino que traz grandes contribuições para uma nova reflexão sobre o ensino da aprendizagem. Mas os resultados serão obtidos a longo prazo.