Muitos professores pensam que a realização de exercícios onde os alunos aplicam um conceito que acabaram de estudar se encaixa dentro da proposta pedagógica de resolução de problemas.
Os professores que acham que “problemas” são sinônimos de “exercícios” propõem a realização de exercícios após suas exposições teóricas, para os alunos treinarem ou praticarem procedimentos anteriormente mostrados. As únicas ações exercidas pelos alunos neste tipo de atividade são a imitação, a repetição e, às vezes, a memorização.
Os professores que acham que “problemas” são sinônimos de “exercícios” propõem a realização de exercícios após suas exposições teóricas, para os alunos treinarem ou praticarem procedimentos anteriormente mostrados. As únicas ações exercidas pelos alunos neste tipo de atividade são a imitação, a repetição e, às vezes, a memorização.
16 de junho de 2009 às 11:57
Realmente é o que acontece. O problema, porém é muito mais amplo. existe uma certa resistência em relação a interpretação.Muitos alunos não gostam de ler, de pensar, de organizar as idéias. daí fica difícil. A gente acabaajudando e deixando o problema pronto. E poucos participam realmente dessa construção.
Quando vem o ´próximo tudo se repete. Aqueles que se interessam em resolver, vem com o caderno: "Professora, me ensina ..."
18 de junho de 2009 às 17:57
Elvis pensa que...
Este modelo que ensina um conteúdo e pede que o aluno repita-o n vezes, interessa ao aluno na medida que ele pensa que já o domina e em uma avaliação ele tira uma boa nota, (este é o aluno decoreba), neste sentido eu acho que o aluno deveria valorizar mais o seu aprendizado, para relacionar com futuros conteúdos melhorando o seu conhecimento de maneira consistente.
18 de junho de 2009 às 17:59
A proposta metodológica de resolução de problemas é muito interessante. Porém, muitos alunos não gostam de ler, pensar, raciocínar, interpretar, estão muito apáticos. Esperam os resultados prontos. Temos muita dificuldade em ter a atenção e interesse dos mesmos. É preciso haver mudanças. Mudanças estas em nossas metodologias e no comportamento e interesse dos alunos de maneiraa geral.
18 de junho de 2009 às 18:02
OS alunos tem muita dificuldade para interpretar, não estudam em casa para ampliar os seus conhecimentos, não tem requisitos, eles aprendem o conteúdo e esquecem com muita facilidade, não memorizam...
18 de junho de 2009 às 18:04
concordo com a professora Ivete, os nossos alunos tem muita diculdade ao ler e codificar o codigos matematico, ou os problemas apresentado talvez não tem nada haver com seu dia dia, precisamos talvez chegar mais perto da realidade dos mesmos
18 de junho de 2009 às 18:09
Acredito que a resolução de problemas é bem mais complexo que simplesmente resolver exercícios... pois certamente não envolve apenas um conceito ou um conteúdo trabalhado; sobre tudo exige uma busca muito grande de estratégias, raciocínio lógico e meios que facilita a busca da resposta correta e mais rápida.
18 de junho de 2009 às 18:13
acredito sinceramente que temos hoje alunos que tem preguiça de raciocinar porque quando eles querem acham estratégias para resolver,o problema é que há dificuldades de interpretação e com isso eles se negam a pensar procurando a professora para ajudá-los a toda hora.Quando eles se interessam o que é dificil...
20 de junho de 2009 às 05:43
O que existe é resistencia por parte dos alunos em lerem as atividades propostas sejam problemas ou cálculos. Não tendo leitura não há interpretação, e ai não tem como ter entendimento.
20 de junho de 2009 às 05:46
TRABALHAR COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPICIA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES QUE CONTRIBUEM PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ,MAS HÁ NECESSIDADE DE TRABALHAR MUITO O ALUNO QUE NA MAIORIA DAS VEZES QUER TUDO PRONTO .
20 de junho de 2009 às 05:46
A resolução de problemas não é a simples repetição de idéias, e sim a interpretação de tudo que está em nosso volta ,que pode ser transformado em equações matemáticas.É o envolver dos alunos na criação de suas próprias estratégias,cada um buscando a sua particularidade,é saber que temos vários caminhos e que a resposta nem sempre vai ser a mesma.
20 de junho de 2009 às 05:47 Este comentário foi removido pelo autor.
20 de junho de 2009 às 05:48
Para se trabalhar com a resolução de problemas é necessário que haja o interesse e a participação do aluno,pois necessita de uma análise da situação problema para que consigua encontrar caminhos para a solução,e não apenas a repetição mecânica de conteúdo aplicado.
E essa metodologia atualmente ainda é utilizada com pouca frequência pela maioria dos professores....
20 de junho de 2009 às 05:49
a resolução de problemas funciona desde que o professor se prepare para este ato. simplesmente resolver um problema em aula nao significa estar trabalhando com a resolução de problemas. esta proposta de ensino parte do pressuposto de que o aluno deve perceber ali naquele problema um conteudo especifico e buscar sua compreensão... e isso para o aluno muitas vezes é o fim do mundo...cabe a nós incentiva-los a pensar diferente... beijos
20 de junho de 2009 às 05:49
Trabalhar a resolução de exercícios na forma que deveria ser trabalhada não é uma tarefa fácil, pois nosso alunos não estão habituados a pensar(conforme várias situações que os colegas comentaram), acredito que esta mudança leva um tempo para acontecer, sendo preciso a persistência de todos, inclusive pais. O isentivo a leitura é o começo para a mudança.
20 de junho de 2009 às 05:57 Este comentário foi removido por um administrador do blog.
20 de junho de 2009 às 06:08
Isto é uma coisa muito difícil de discutir em relação ao aprendizado na matemática. Penso que temos que relacionar conceitos com problemas, ou problema com conceitos, E quando possível mostra onde pode ser aplicado isto. Nem é por ai quando entendemos os conceitos matemáticos conseguimos falar a linguagem matemática.
“Se eu consegui enxergar mais longe, foi apenas porque eu pude me apoiar nos ombros de gigantes". Isaac Newton.
22 de junho de 2009 às 06:52 Este comentário foi removido pelo autor.
22 de junho de 2009 às 06:54
A resolução de problemas é saber interpretar textos matemáticos, garantindo assim uma boa resolução. Para tanto os alunos precisa de concentração na sua leitura, sendo assim terá uma aprendizagm significativa. E nós professores temos que dá suporte para eles.
22 de junho de 2009 às 12:20
Estamos aprendendo que a lidar com situações diferenciadas que esta proporcionando melhor o aprendizado do aluno
22 de junho de 2009 às 12:26
Para trabalhar a resolução de problemas além do professor ter que se preparar buscando um diferencial atrativo (temas, propostas, etc) para os alunos é necessário que nossos alunos tenham também a vontade de serem estimulados mentalmente, pois eles nao estão acostumados a pensar e nem a praticar o método de tentativa e erros.
22 de junho de 2009 às 12:26 Este comentário foi removido pelo autor.
22 de junho de 2009 às 12:49 Este comentário foi removido pelo autor.
22 de junho de 2009 às 12:58
Percebo que a deficiência de interpretar problemas vem desde as primeiras formações do professor,ou seja,começa pelo magistério onde o profissional não aprendeu como interpretar problemas matemática corretamente.Bom seria, se pudéssemos fazer um curso ou até mesmo uma faculdade só de interpretação de problemas,aí sim,teríamos bagagem suficiente para passar para os alunos, que na maioria das vezes se encontram desinteressados e desmotivados.
28 de junho de 2009 às 11:00
A maior deficiencia esta na interpretaçao dos problemas.Os alunos nao se interessam e na maioria das vezes nem chegam a ler o exercicio ou o problema e ja dizem: Professora eu nao entendi.
Acho q em primeiro lugar deve ser trabalhado a interpretaçao e tambem a aplicaçao pratica dos conceitos matematicos.
29 de junho de 2009 às 07:09
Realmente a resoluçao de exercicios é um dos metodos muito utilizado pror professores na fixaçao dos conceitos matematicos,penso que este ainda é um metodo considerado tradicional mas somos fruto do tradicional e leva algum tempo para se romper esta barreira e quando temtamos na maioria das vezes nos esbarramos em diversas dificuldades, uma delas cito aqui é a falta de interesse pela leitura da mairia dos alunos e se não leem nao conseguem intepretar e se não interpretam não conseguem escrever em linguagem adequada, e, por este motivo acabamos voltando no tradicional.
1 de julho de 2009 às 10:31
A resolução de problemas é saber interpretar textos matemáticos, garantindo assim uma boa resolução. Para tanto os alunos precisa se concentração na sua leitura, sendo assim terá uma aprendizagm significativa. E nós professores temos que dá para eles.