Apresentação
Somos do Grupo de Estudo do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II - dos municípios de Nova Olímpia e Tangará da Serra. Este portal tem o objetivo de interagir com todos os profissionais da área de matemática e áreas afins, principalmente, com nossos colegas participantes do programa de formação. Vamos utilizar esse blog para divulgarmos nossos trabalhos, trocar idéias e experiências, implementar e discutir propostas e atividades.
Por favor não me digam que não podem. Porque você pode. É só se levantarem e dizerem: Eu quero! Eu posso! Eu vou adiante!
Tony Melendez.
Um grande abraço a todos!!!!!!!!
Professor Everaldo Fernandes Barbosa.
Visitas
Mural de Mensagem
Quem sou eu
- Everaldo Fernandes Barbosa
- Tangará da Serra, MT, Brazil
- Professor de matemática. Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialisata em História da Matemática pela UNESP de Rio Claro. Especialista em Metodologia de Ensino Superior Pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
15 de setembro de 2009 às 12:10
Sim, o aluno é o responsável pela resolução de uma situação problema proposta pelo professor, desde que o mesmo tenha oferecido ferramentas necessárias que o leve a ter condições de soluciona-lo. Mas existem também dificuldades imensas do professor de inserir certos conteúdos relacionados com situação do dia-a-dia do aluno, isso faz com que o mesmo enxergue a matemática de forma abstrata. Outra dificuldade é a implantação de didáticas que favorecem as práticas da resolução de problemas, como por exemplo muitas vezes o professor fica preso aos conteúdos sequenciais estabelecidos no plano anual da escola ou no material didático implantado pela rede.
Marcia Aparecida Bonadio.